domingo, 6 de janeiro de 2013

Um ponto final e fim.


Lágrimas. Abraço de despedida. Saudade. Nostalgia. Vontade de recomeçar. 
É assim que tentamos aceitar o fim: sem querer.
Quando o fim chega, só nos cabe aceitar. A verdade é que todo fim é doloroso. Fica toda uma história pra trás, guardada apenas na lembrança. Tudo parece real, ao fechar dos olhos. 
Depois de tanto tempo num relacionamento de amor, você se vê nos braços do adeus. Apenas um ponto final e é o fim. Embora eu saiba, que todo relacionamento tem começo, meio e fim, dói aceitar. Principalmente quando aquele contato nos toca de alguma forma. Ou quando é marcante demais pra tentar recomeçar com outro. 
E o que fazer depois do fim? Procurar outra história? Distrair-se, procurando um novo amor? Não é fácil desapegar-se de uma história tão linda e tocante. 
A verdade é que nunca será fácil terminar de ler um livro. Porque quando começamos a ler, entramos dentro da história e ela passa a ser, de certa forma, nossa história também. Nos identificamos com os personagens e por vezes, sentimos o que eles sentem. Sorrimos, choramos e imaginamos, em cada momento, como é estar na pele deles. E isso basta, para sentirmos que alguma coisa ficou. E é por tudo isso que se torna doloroso aceitar o fim. Tantas linhas lidas com cuidado e atenção, cada página virada com ânsia e carinho. Não sei ao certo como me sinto quando termino um livro. Talvez eu sinta vazio. Não, vazio não! Porque quando acabamos de ler um livro, ficamos cheios (de lembranças) dele. Na verdade, sentimos saudade. Sim. Saudade de tudo o que vivenciamos através dele. 
E é por isso que, de tantos desejos que tenho, um deles é um dia poder morar dentro de um livro com final feliz. Seria mágico. Literalmente mágico!


Alessandra Rocha


3 comentários:

  1. Pequena, como são dolorosos os finais. Mas penso que alguns são apenas aparentes. O que permanece dentro de nós, não conhece adeus, ainda que sigamos nos apaixonando por outras histórias. Rubens Alves escreveu que somos uma biblioteca onde guardamos todas as histórias que já amamos. Eu concordo.


    Um beijo andorinha.


    Ps: Tenho você entre minhas estantes.

    ResponderExcluir
  2. Com tantas despedidas, a gente vai aprendendo que cada fim é a chance de um recomeço. É sempre a parte mais difícil, mas possível e necessária. E que difícil é aceitar o término de um livro.

    Se um dia conseguir morar dentro de um livro, eu quero, por favor, fazer-lhe companhia.

    Que lindo, minha menina.

    Um beijo em ti.

    ResponderExcluir
  3. Amor, me doeu ler esse texto. Você sabe bem o por que, o fim mais dorido não é o de um livro e sim de uma história que poderia ser de amor. Ai, minha pequena, responde-me, quanto ainda falta pra superar o fim?

    Um beijo pequena minha.

    ResponderExcluir