terça-feira, 24 de julho de 2012

Escre(ver)





Comecei a escrever na infância, despretensiosamente. Me encantava o tão conhecido clichê "Era uma vez...", talvez por ter me acompanhado através de inúmeras historinhas infantis. Confesso que eu não gostava das aulas de português, porém, amava fazer redações. Um tanto contraditório, mas eu sabia que para escrever bem, eu teria que entender a gramática da Língua Portuguesa e foi por esse motivo que passei a levá-la  a sério. Através das redações, eu criava um mundo só meu. Eu criava, através da escrita, o mundo que existia em segredo dentro de Eu fui crescendo, "adolescendo" e levando comigo a  escrita  e a leitura como paixão irremediável. Sempre me expressei melhor através da escrita, nunca fui boa com palavras ditas, e talvez, por esse motivo é que eu gostava tanto de escrever cartas para parentes e amigos. Mas foi a partir de sentimentos, que eu jamais consegui expressar, que resolvi criar uma agenda (ou diário). Não se tratava de uma agenda comum, eu a utilizava como válvula de escape para tudo o que me afligia. O medo virava texto e a dor virava poema. Houve épocas em que eu acordava no meio da noite para anotar palavras ou frases que serviriam de inspiração para um futuro texto. Eu escrevia e gostava do que lia e foi por esse motivo que continuei.Sou uma aspiradora a escritora e sei que pra ser uma, ainda me falta muito. Não escrevo para ser reconhecida, embora espere reconhecimento. Não escrevo para me auto-afirmar, embora goste do jeito como a escrita me traduz. Eu me deixo levar pelas ondas limitadas de cada letra e me surpreendo com o que minha mente faz.
Eu escrevo para traduzir o que trago no olhar. Eu escrevo para mostrar o que guardo na alma. Eu escrevo para arquivar o que me vem a memória. Eu escrevo para dizer o que sente meu coração. 
Eu escrevo para sentir, para sentir-me e para ser sentida. 


E já que amanhã é Dia do Escritor, gostaria de agradecer a todos os escritores que falam por mim e que afagam a minha alma com textos tão lindos e marcantes. Eu poderia citar aqui vários escritores famosos e renomados, mas não seria justo. Ressalto aqui e deixo abaixo links de blogs que eu sigo e amo ler. Esses escritores me encantaram e conquistaram o meu amor <3

6 comentários:

  1. Comecei a ler pensando que estava falando sobre mim... O receio em relação à Língua Portuguesa, mas o amor pela escrita... A facilidade da escrita em oposição à complexidade da fala... Agora entendo porque eu te sinto tanto, porque gosto tanto de ti, porque me identifico tanto contigo. Temos o mesmo amor pelas palavras, o mesmo anseio por expressar o que sentimos. A escrita também é meu refúgio. É onde extravaso quando as palavras já não cabem em mim. É minha tentativa de não sufocar com o que sinto.
    E suas palavras, menina linda minha, são sempre tão verdadeiras, tão doces, tão lindas, tão sensíveis, tão... você. Por isso que as amo.
    “Eu escrevo para sentir, para sentir-me e para ser sentida”.
    Jamais li algo tão perfeito quanto esta sua frase. É exatamente assim.
    O reconhecimento, amada minha, virá com o tempo. Pois os admiradores de seu talento sabem que você o merece.
    Parabéns pelo seu dia, também, Alessandra. E obrigada. Por tudo. Por absolutamente tudo. Mas, principalmente, por me mostrar que há, sim, pessoas que nos fazem amar sem medo. Pessoas especiais. Únicas.
    Beijos, menina minha. Cuide-se sempre.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, isso!
    Juntando minha sensibilidade, que é sempre a flor da pele, mas esse jeito tão carinhoso de referir-se a nós, terminei seu texto virando a cabeça pro lado e dizendo: Owhnn, que lindo!
    Obg por me colocar entre os escritores que te encantam. Vc, que traduziu também o que é a escrita pra nossas almas, sabe como um reconhecimento desse afaga o coração.
    Costumo dizer que escrever é terapêutico, e mais que isso, escrever pra mim foi uma lanterna na escuridão do caminho da vida, que me ajudou a ver muita coisa e tomar muitos rumo. Espero que pra você seja algo assim também.
    Obrigada, sucesso!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá..amei o seu blog,sua escrita e suas emoções!
    Incrível esse seu amor pela escrita,eu também tenho esse sentimento e necessito escrever para me manter sã! rs
    Parabéns..voltarei sempre aqui!
    Se quiser da uma passadinha no meu,ficarei feliz:

    http://comamoremaiscaro.blogspot.com.br/

    grande beijo.sz

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por escrever, Alessandra. De verdade.

    ResponderExcluir
  6. Escreve como mulher; decidida, inteligente, madura, envolvida... Porém, tão menina nos sentimentos, consegue ser simples e atingir os corações. Eu tive a felicidade de te conhecer e a deliciosa oportunidade de ler os seus escritos. Obrigada pela homenagem minha linda. Você tem um lugar cativo no meu coração. Beijoca da Jujuba.

    ResponderExcluir