quinta-feira, 12 de maio de 2016

Os heróis também sangram


Ouça enquanto lê.


Olha o que você faz... Eu mal comecei a escrever e encontro um rio nascendo em meus olhos. 
O motivo das minhas lágrimas? Ah pai! Há tanto amor em mim. 
Você é o herói que sempre me salvou dos meus medos mais profundos, e, contraditoriamente, é o maior de todos eles. 

Respiro fundo agora e seco uma lágrima que tenta encontrar o chão.

Lembro-me das lágrimas escorrendo por seu rosto abatido e das tantas dores que sentiu naquela tempestade que enfrentamos há dois anos atrás. (Minhas lágrimas tem mais coerência agora?)
Volto agora uns 15 anos no passado e me vejo, ainda tão pequena, conversando com Deus sobre você. Em uma oração, que vejo agora quase como uma súplica, acompanhada de pequenos soluços, eu pedia que Ele te protegesse e te trouxesse para casa sã e salvo. Atualmente, a oração é a mesma, mas depois de alguns anos, aprendi a fazê-la de joelhos. E sim, Ele sempre me ouviu.
É meu "véinho", (sorrio agora e te ouço falar "Sanda, eu sou sei pai") quantas coisas impassíveis de mudança. Quantos sonhos deixados à deriva. Quantos sentimentos guardados no recôndito do teu ser. E eu ainda estou aqui, tentando decifrar suas dores. Tentando encontrar o antídoto dos seus traumas. Tentando achar a cura das suas faltas, que você sempre preenche com aquilo que te adoece mais. 

Pausa. Preciso novamente secar minhas lágrimas e acalmar o soluço incessante que surgiu em meu peito.
Nunca pensei que fosse tão doloroso estar em seu lugar. 

Eu sei Pai, que muita guerra acontece do lado de fora. Mas é do lado de dentro que deve existir paz, não acha?
Sinto que há mais guerra dentro de você do que em qualquer outro lugar. Por que Pai? Limpe tudo. Mande todos esses terroristas embora. Este lugar é seu. Cuide dele. Encha-o com música e amores. Enfeite-o com seus sonhos.
A vida é simples Pai, não é toda essa complicação que te fizeram acreditar. Você confia em mim?

Suspiro e vejo seu rosto pensativo. 

A verdade é que você sempre cuidou dos outros e nunca permitiu ser cuidado. Às vezes te encontro submerso em pensamentos que permeiam seu coração. Você não sabe o que fazer com essa confusão de sentimentos que te aprisiona. Você não sabe o que fazer com o que restou de você. Eu te entendo.
Suas guerras interiores aparecem escritas nas linhas da sua testa. Não consigo interpretá-las com clareza, mas eu sempre tento. 

Acho que o segredo é parar de tentar ser forte o tempo todo.
Eu nunca tive a pretensão de ser sua heroína, mas eu gostaria de poder sarar suas dores e espantar os seus fantasmas. Eu queria ter o poder de te salvar de você mesmo. Queria ser pra você, metade do que você foi pra mim. Talvez ser o colo em que você pudesse chorar sem sentir vergonha ou o abraço nos seus dias de angústia. Ainda não consegui ser nada disso, mas sempre serei a mão que te ajudará a levantar quando você cair. 

Sabe o que é engraçado? Eu ter tanto pra falar mas não conseguir transpor o meu sentir para o papel. Tudo cala. Talvez seja essa a mágica do amor. Ele não se deixa traduzir em palavras. Ele é reconhecido além delas. 
Amor é aquilo que fazemos e não o que falamos - concluo agora. 
E aí surge o meu questionamento: será que eu fiz tudo pra demonstrar o meu amor por você? Me diz, Pai?

Enquanto espero sua resposta, olho pra mim. Vejo quem sou, o que fiz e aonde eu cheguei. 

Gratidão define o que sinto. Sou grata por todos os dias que me levou e buscou na escola. Por todas as vezes que acordou de madrugada pra me levar no trabalho, por medo de eu ir sozinha no escuro. Sou grata por ter tornado mais leve o peso da vida corrida entre faculdade e trabalho. Sou grata por todas as vezes que fez de tudo pra me curar de uma doença qualquer. Se você tivesse seguido a profissão de enfermeiro, eu sei que teria sido o melhor. 
Sou grata por todos os sorrisos, por todos os momentos. Sou grata por ser quem és. Tudo bem, a personalidade não é digna de um Oscar, né? (risos). Mas só quem vê com o coração, te conhece de verdade e te ama, apesar de. 
Obrigada por me amar e demonstrar esse amor de todas as formas possíveis.
Eu sempre entendi que não me deixar ir para algum lugar ou não me deixar fazer algo, era a sua forma de me proteger do mundo (que é, na maioria das vezes, cruel). E eu agradeço por isso. Os seus limites me levaram longe.  
Eu só desejo que um dia você perceba que os heróis também sangram (e choram). 
Se permita sangrar. São as cicatrizes que nos lembram o quanto somos fortes. 
Apenas tenha a certeza de que diante de qualquer ferimento, você terá alguém que aliviará as suas dores e fará os seus curativos com todo o amor. 

Você olha pra mim e eu assinto com a cabeça respondendo: "Sim. Eu."



Feliz aniversário Pai. 
Que o Paizinho do céu continue te protegendo sempre e fazendo tudo aquilo que eu não posso por você.
Eu amo você.
 (e amo muito)

E nesse momento ouço sua voz dizendo: "Eu amo mais!"


"Just close your eyes
The sun is going down
You'll be alright
No one can hurt you now
Come morning light
You and I'll be safe and sound."

Alessandra Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário